Filtro de Daltonismo

Recursos Humanos

O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que organiza a rotina diária da gestão de pessoas e auxilia no processo de recrutamento e seleção de pessoal. Elabora documentos administrativos, confere frequência, benefícios concedidos, afastamentos, férias e transferências de funcionários. Realiza contratação e registro de funcionários conforme a legislação trabalhista e efetua lançamentos de folha de pagamento. Presta informações sobre direitos trabalhistas. Apoia processos de treinamento, capacitação e desenvolvimento de colaboradores. Contribui para o crescimento das organizações por meio da construção de relações éticas com seus colaboradores.

O curso de Recursos Humanos tem como característica:

Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Recursos Humanos, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: É o profissional que executa rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia no controle e avaliação de subsistemas de gerenciamento e contribui para a implementação das estratégias organizacionais. Administra pessoal, promove ações de treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos processos de recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e sistemas de avaliação de desempenho. Presta serviços de comunicação oral e escrita, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento de pessoal com empenho no crescimento simultâneo, individual e do grupo de forma ética. Realiza ações empreendedoras e em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional.

Ao concluir o curso, o TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS deverá ter construído as seguintes competências gerais:

Organizar programas de treinamento.

  1. Identificar necessidades de treinamento.
  2. Desenvolver modelos de Plano de Carreira.
  3. Interpretar normas e regras de segurança do trabalho.
  4. Identificar técnicas de relacionamento interpessoal.
  5. Identificar os objetivos da Avaliação de Desempenho.
  6. Analisar cargos, tarefas, atividades, funções e salários.
  7. Identificar os órgãos que atuam na segurança do trabalho.
  8. Propor soluções para os resultados do diagnóstico da QVT.
  9. Identificar as doenças contraídas em consequência do trabalho.
  10. Executar os processos envolvidos na avaliação dos funcionários.
  11. Analisar aspectos relacionados à contextualização da Qualidade de Vida no Trabalho.
  12. Programar eventos corporativos para atender às necessidades da área de Recursos
    Humanos.
  13. Elaborar estratégias de retenção de talentos com base em benefícios sociais
    concedidos.
  14. Contextualizar a aplicação das ações éticas aos campos do direito constitucional e
    legislação ambiental.
  15. Identificar a comunicação corporativa como instrumento de criação e proteção da
    imagem institucional.
  16. Identificar procedimentos de comunicação para acidentes de trabalho ocorridos nos
    ambientes da organização.
  17. Distinguir as ocupações constantes da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do
    Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
  18. Distinguir os benefícios legais e espontâneos concedidos aos empregados de
    instituições públicas e instituições privadas.